Eficiência da Técnica de LaBerge

 

Stephen LaBerge é um respeitado psicofisiologista que dedicou-se ao estudo científico sobre sonho lúcido. Formado como bacharel em matemática em 1967, começou pesquisar sobre sonhos lúcidos em seu Ph.D. em psicofisiologia na Universidade Stanford, concluído  em 1980.

Técnica. LaBerge desenvolveu técnicas para permitir que ele mesmo e outros pesquisadores entrassem num estado de sonho lúcido à vontade. Uma dessas técnicas que passou a ser conhecida como “Técnica de Laberge”, consiste em o experimentador acordar antes do seu horário habitual de sono noturno, levantar-se, caminhar pela casa e fazer algumas outras atividades de menor importância por um período de 20 a 30 minutos. Depois o experimentador retorna para a cama e volta a dormir até a hora habitual de despertar. As ocorrências de sonhos lúcidos durante esse período final de sono demostraram ser maiores.

O estado de sonho lúcido é notoriamente difícil de alcançar. O pesquisador Daniel Erlacher, da Universidade de Berna, na Suíça, vem trabalhando em maneiras de induzi-los. Em suas últimas tentativas de produzir sonhos lúcidos em laboratório, ele aplicou uma variante da “Técnica de Laberge”, acordando os participantes de sua pesquisa nas primeiras horas da manhã e pedindo-lhes para pensar sobre os sonhos que tiveram e os sonhos que eles gostariam de ter. Depois eles eram conduzidos de volta para a cama para continuar com o experimento.

Segundo Erlacher, embora apenas 10 por cento dos sonhos dos participantes sejam lúcidos antes que eles tentassem a técnica, esse índice subiu para taxas de sucesso de mais de 50 por cento com a aplicação dessa técnica.

Esses resultados foram apresentados na reunião anual da Sociedade Sono na Alemanha  em 2011. Elarcher comenta: “Uma vez que você ter o controle de seus sonhos, por que parar aí? Sonhadores lúcidos que são capazes de sonhar que jogam uma moeda em um copo tem uma pontaria melhor no dia seguinte em comparação com aqueles que não treinam em seus sonhos”.

Para saber mais: Consulte a Olympic extremes: Thought control de Jessica Hamzelou, publicada no número 2874 da revista New Scientist em 18 de julho de 2012.

Para saber mais – Livros:

Livro Estado VibracionalLivro Experiências Fora do Corpo - Fundamentos

 

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Eficiência da Técnica de LaBerge

  1. Estou feliz, pois achei que estava ficando louco, desde que eu era pequeno tenho tido
    estas experiência.
    Sempre falei para minha família, mas ninguém acreditava, agora posso provar. Estou analisando o site, mas notei que neguem chegou no mesmo nível do que em sonho lucido.
    acho q até posso nao ser normal, pois posso entrar em sonho lucido sempre q durmo bem, tento descobrir algo, ja fis vários testes tipo comparação do tempo(contei os segundos e calculei 50+- ), experimentei frutas(nosso celebro cocegue recriar as sensações dos nosso sentidos e ate aumenta-las), Gritei para ouvir minha vos (ouvi perfeitamente), joguei um dado de 6 lados(o resultado varia como se fosse sorte, mas o interessante e que esse universo criado pela nossa mente, ele pode ser controlado, mas voçe tem q acreditar, parecido com(fé) essa e a chave. Quando concentro consigo manipular o resultado do dado, mas e difícil), quanto maior nivel de lucides mas difícil
    controlar.
    Também fiz testes com meu corpo, corri, pulei, e o mais assustador peguei um estilete tentei cortar meu braço, vi perfeitamente a pele esticando mas nao cortava
    ai foi alimentando a força mas nao cortava, mas começei sentir dor ai parei.
    percebi como iniciava o sonho lucido, imagine uma linha com 3 pontos, A___B___C
    O ponto (A) voçe esta totalmente acordado, (B) Esse e o meio termo os 2 ao mesmo tempo (ponto de alucinação), (C) voçe esta dormindo nao tem controle nenhum.
    Mas oque acontece quando dormimos? ,voce deita fica pensando em varias coisas
    ai quando assusta acordou com o galo cantando. pula do ponto(A) para (C), porem
    se voçe acordar 2 horas antes do que coçê esta acostumado. pode ter acesso ao ponto (B) e tao interessante que voçe consegue ver seus pensamentos virarem realidade como uma TV, esse e o momento que pode entrar em sonho lucido, apenas fico desejando levantar da cama, tem pouco tempo para conseguir pois se for muito para o ponto (C) vira sonho. De repente levanto da cama vejo minha esposa deitada a casa em perfeito estado mas se voçe tentar observar acaba achando defeitos. Eu alcancei umnivel alto de lucides acredito que 80% nao posso ir muito longe tenho q ir caminhando pela rua de casa, dura pouco tempo gostaria de aprender a alimentar o tempo.
    O estranho e que quando entro em sonho lucido nessa intensidade e como se eu tivesse acordado de um sono profundo minha visão fica mais nítida fico com muito sono mantenho os olhos aberto pois se eu fechalos abro meu olho na cama e acordo. Outra coisa estranha, vejo pessoas na rua mas elas me ignoram como se eu nao tivesse la, a nao ser q eu interaja ai elas me percebem, mas se eu interagir com elas vira sonho e acaba a lucides.
    Percebi que poderia sentir os dois corpos ao mesmo tempo, uma ves estava em sonho lucido e ouvi a goteira na minha casa consegui sentir de leve meu corpo.
    decidi entao faser um teste, tentaria em sonho lucido mexer a minha mão para dar um sinal, fquando fis isso sentir uma dor imença na mao tao forte que acordei , minha mao esta embaixo da minha cabeça, isso explica a dor mas percebi que tem como mandar uma mensagem em sonho lucido.

    • Olá Jonie

      Muito interessante seu relato. Como as pessoas são muito diferentes, assim como existem aquelas que tem sonhos lúcidos fugazes, tem que haver, como você, pessoas que tem sonhos lúcidos muito mais elaborados, longos e complexos. Sugiro que você continue estudando o assunto e, se for do seu interesse, extrapolar suas experiências para explorar a dimensão extrafísica com todas as suas incontáveis possibilidades.

      Abraço

      Cesar Machado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s