Sonhos Lúcidos para Eliminar Pesadelos de Atletas

“O Pesadelo” – Obra de Johann Heinrich Füssli – 1781

O pesquisador Victor Spoormaker do Instituto Max Planck de Psiquiatria, em Munique, na Alemanha,  vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos formas diferentes para eliminar pesadelos recorrentes.

Uma das formas criadas é por meio do sonho lúcido, um estado onde, durante o sono, uma pessoa se torna consciente, lúcida de que está sonhando.

A ideia é passar para um estado de sonho lúcido durante o estado pesadelar, alterando esse último da maneira que que se desejar. O método foi desenvolvido por Spoormaker, que, aplicando-o a si mesmo superou os seus próprios pesadelos. Trata-se, portanto, de uma autopesquisa que acabou mostrando-se útil para outras pessoas.

Bons sonhos podem fornecer os atletas impulso extra necessário para ter sucesso. Em um estudo realizado na década de 1970, as ginastas americanos esperando para fazer a equipe olímpica foram convidados participar de uma pesquisa para avaliara frequência com que sonharam com ginástica e sobre a natureza desses sonhos. Das 12 candidatas para a pesquisa, seis disseram ter tido de antemão mais sonhos sobre o sucesso de teriam durante as competições.

O pesadelo, por outro lado, prejudica o sono e pode provocar mau humor durante o dia. Para os atletas que confiam tanto em seu lado mental como na força física, isso pode significar um desastre. No entanto, a técnica de Spoormaker vem em socorro aos atletas, garantindo-lhe bons sonhos de forma a produzir um impulso extra necessário para terem sucesso durante as competições.

Em um estudo recente, a equipe de Daniel Erlacher, da Universidade de Berna, na Suíça questionou 800 atletas alemães sobre seus hábitos de sonhar. Vinte por cento deles disseram que tinham sonhos lúcidos com frequência, e aqueles que praticaram seu uso teriam aumentado o seu desempenho.

Embora a prova de que a técnica melhora o desempenho atlético possa parecer uma anedota, Elarcher conta que muitas pessoas já estão usando-a nos esportes, que já tem certo número de atletas profissionais batendo em sua porta para obter conselhos.

Qualquer pessoa com problema de pesadelos recorrentes, e não somente atletas, pode beneficiar-se do emprego do sonho lúcido para eliminar esse estado indesejado.

Para saber mais: Consulte a matéria Olympic extremes: Thought control de Jessica Hamzelou, publicada no número 2874 da revista New Scientist em 18 de julho de 2012.

Para saber mais – Livros:

Livro Estado VibracionalLivro Experiências Fora do Corpo - Fundamentos

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s