EFC de consciência contínua é aquela em que a pessoa realiza todas as etapas da projeção, incluindo a saída e o retorno ao corpo físico sem que ocorra lapso na lucidez. Trata-se de uma experiência de incidência reduzida, mesmo entre projetores.
Em um artigo publicado na revista digital Conscientia em 2002, o psicólogo Ulisses Schlosser discorre sobre técnicas que podem ser empregadas para obter-se EFCs de consciência contínua.
Segundo o autor, fatores internos e externos a consciência levam a ocorrência de EFCs assim, sugerindo 4 hipóteses ou explicações para sua produção:
1. A estrutura multicorporal – o holossoma* – da consciência propriamente dita.
2. A qualificação das energias conscienciais do projetor quanto a sua ressonância e nível vibratório.
3. A qualificação dos atributos conscienciais e a maturidade consciencial do projetor.
4. As influências energéticas externas, conscienciais, paratecnológicas ou não.
Dois aspectos devem ser considerados por serem de maior relevância para o controle técnico do projetor: a elevação dos níveis de energia consciencial e o uso vontade.
A fim de obter a EFC de consciência contínua, baseado em experiências pessoais e em pesquisa na literatura projetiva, o autor propõem duas técnicas que podem ser empregadas para realizar esse tipo de projeção. Ambas pressupõe que o experimento será a noite, antes do adormecer.
A primeira técnica é chamada de Flutuação Hipnagógica. Resumidamente funcionada da seguinte maneira. Deve-se deitar e relaxar, deixando que a hipnagogia** surja normalmente. Ao invés de cair no sono, ao sentir que a hipnagogia instalou-se, deve-se voltar ao estado de vigília usando a vontade. Feito isso, deve-se repetir o procedimento, deixando a hipnagogia instalar-se novamente e, mias uma vez, retornar a vigília. Ao longo desse processo, repetido várias vezes, o experimentador aprofunda-se cada vez mais na hipnagogia e, num dado momento, ele sentirá que está descoincidindo do corpo físico e, a partir dai, estará projetado.
A segunda técnica consiste em deitar-se, relaxar e promover um EV – Estado Vibracional*** – antes que o sono se instale.
Ambas técnicas precisam ser praticadas várias vezes até que o projetor obtenha sucesso – promover uma EFC de consciência contínua. Naturalmente outros tipos de EFCs podem surgir ao realizar-se essas técnicas.
Já tive EFC de consciência contínua usando a técnica do EV. Quanto a flutuação hipnagógica, ainda preciso verificar.
Mais detalhes sobre essas técnicas estão disponíveis no artigo do autor.
* O Holossoma é o conjunto de todos os veículos de manifestação (corpos) da consciência – soma, energossoma, psicossoma e mentalssoma.
** Hipnagogia é uma estado diferenciado de consciência que surge entre a vigília física e o sono caracterizado pela semiconsciência e pelo surgimento de imagens e sons na tela mental.
*** EV – Estado Vibracional é uma técnica empregada para provocar a dinamização máxima das energias do energossoma (o corpo energético), através da impulsão da vontade.
Para saber mais – Livros:
Estes dias tenho pensado a respeito disso e tentado por em prática.
Acompanho o processo do sono, tentando não permitir o apagar de vez.
O problema são meus 32 anos fazendo exatamente o contrário.
De repente a união das duas técnicas possam ser mais eficaz. Vou testar.
Cesar, me responda uma coisa.
Você acredita que mentores/amparadores podem bloquear nossas experiências ou podemos encarar o processo para a realização das efcs como algo mecânico, só precisando de treino?
Abraços
Olá Cesar, obrigada por disponibilizar dicas tão interessantes para a projeção da consciência. O livro “A última Jornada” de R. Monroe, citado na bibliografia, mudou a minha concepão de Deus, da Vida, de tudo.
Abraços.
Olá Carolina.
Que bom que você colheu frutos tão bons da leitura desse livro! Todos somos aprendizes nessa vida. Faço votos que continues trilhando esse caminho de descobertas e autodescobertas!
Abraço
Cesar Machado