Estatísticas sobre a incidência de EFCs

 

Pesquisas de opinião com objetivo de avaliar estatisticamente quais são os percentuais da população quando a produção de projeções conscientes remontam aos anos 50.

As diversas pesquisas evidenciaram dois aspectos importantes sobre a projeção consciente.

1 – O percentual de pessoas que tiveram pelo menos uma EFC era baixo

2 – O percentual variava muito conforme o público alvo da pesquisa.

No livro Projeciologia – Panorama das Experiências Fora do Corpo, escrito por Waldo Vieira, publicado em 1986, são citados os seguintes percentuais:

Projeção Consciente: 1,2%

Projeção Semiconsciente: 9,8%

Sem projeção: 89%

Esses índices corresponderiam a “índices médios” obtidos pela compilação de todas as pesquisas realizadas até aquela época. Coloco essas aspas por não haver maiores detalhes sobre como foi feito esse cálculo. Em todo caso, são estatísticas muito antigas. Não teriam se modificado esses percentuais nos dias atuais?

É o que parece indicar as mais recentes pesquisas. Levantamentos recentes (2011) realizados pelo Pesquisador Carlos Alvarado sobre pesquisas de opinião realizadas a partir de 1997, dão conta que, de um modo geral, 16% da população teve pelo menos uma experiência de projeção lúcida.

Esse aumento do percentual de incidência de EFCs pode estar relacionado a um número maior de pesquisas realizadas desde então, ou, por outro lado, talvez o número de pessoas que admitem as EFCs tenha aumentado (o assunto tornou-se mais conhecido) e isso pode ser um fator que contribui para ao surgimento de mais casos.

Para saber mais – Livros:

Livro Estado VibracionalLivro Experiências Fora do Corpo - Fundamentos

 

 

 

 

 

Anúncios

3 comentários sobre “Estatísticas sobre a incidência de EFCs

  1. Olá Thiago

    Sou a favor de qualquer iniciativa que tenha por objetivo facilitar a busca e a aquisição de conhecimento. Acessei e testei seu site. Acho que ele pode ser útil, mas vai depender do perfil do usuário que vai usá-lo, que como você sabe, varia muito de pessoa para pessoa. Sugiro que você incremente o site para que, alem de fazer buscas, coloque em destaque na página principal o que há de novo em cada um dos sites relacionados na busca, ou, quando forem muitos, para uma certa quantidade deles, assim como artigos, posts, etc, que você achar que são mais relevantes do que outros. Para esses você pode colocar numa sessão “recomendados”. Se a pessoa acessar seu site e puder ver o que há de mais recente em 10 sites, por exemplo, isso vai lhe poupar tempo de pesquisa. Tempo é algo que precisamos muito hoje.

    Pense em outros incrementos que possam ajudar as pessoa a acharem mais facilmente certas informações.

    Por enquanto é isso. Sugiro pegar sugestões com mais pessoas.

    Abraço e bora sorte.

    Cesar Machado

    • Oi Cesar,

      Agradeço pelas considerações. Gostei da ideia de colocar na página principal, o que há de novo nos sites listados. Vou tentar utilizar o rss dos próprios sites para isso.

      Não sei se ficou muito clara a ideia da aba “sugestões de busca”, que era exatamente a de poupar tempo nas pesquisas. Esta aba seria uma espécie de “sumário” para os principais assuntos sobre viagem astral e correlatos. Seria uma forma de tentar organizar por tema, dando uma sequência lógica, principalmente para quem está começando.

      Usuários com mais conhecimento poderiam digitar diretamente o que desejassem. Enquanto que, quem estiver se sentindo um pouco perdido por onde começar, utilizaria a aba “sugestões de busca”. Não sei se foi o termo “sugestões de busca” que não ficou muito claro.

      É isso. Mais uma vez obrigado.

      Abraço

      Thiago Primitivo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s