Tecnologia Projetiva

Lucia No.3. Credit: Light Attendance GMBH

No final do ano passado tomei conhecimento por meio de uma revista especializada em assuntos paranormais sobre a criação de um novo dispositivo que teria a capacidade de induzir experiências de sonhos lúcidos, dentre outros estados diferenciados de consciência, batizada justamente por esse motivo de LUCIA – Lucid Light Simulator.

A tecnologia empregada no aparelho não tem qualquer novidade. Trata-se de empregar um conjunto de luzes estroboscópicas no campo visual do experimentador para induzir estados diferenciados de consciência. Aparelhos como esse estão a venda há muitos anos, inclusive pela Internet.

O que tornaria esse equipamento diferente seria a forma como as luzes são aplicadas. A pessoa senta-se meio que reclinada numa poltrona e o dispositivo é posto na sua frente.  Com os olhos fechados, as luzes são acionadas e vão piscando num ritmo cadenciado, previamente selecionado dentre inúmeros “programas”. Sem contato físico com o aparelho e com os olhos fechados, a pessoa por relaxar mais. Os criadores do aparelho criaram um programa que possui dezenas de sequências distintas de ritmos para que o usuário escolha uma conforme o resultado desejado. Os depoimentos dão conta de que o aparelho pode produzir, por exemplo, pelo menos em algumas pessoas, um estado meditativo que um praticante de yoga levaria anos para atingir usando as técnicas tradicionais.

O aparelho em sua 3ª versão foi desenvolvido por apresentado ao público em uma exposição em Londres realizada no ano passado. Para assistir a um vídeo do aparelho em ação, clique aqui.

Fiquei entusiasmado com esse novo aparelho. Ao contrário de alguns “medalhões” da projeção astral que desprezam a moderna tecnologia, sou um profissional dessa área e não vejo mal em usar recursos tecnológicos, desde que bem empregados.

Não obstante, é preciso senso crítico ao lidar com certas tecnologias, principalmente as que podem afetar nosso delicado sistema nervoso.

Entrei em contato com os fornecedores do equipamento, baseados na Áustria. Muito amáveis, fizeram alguns esclarecimentos e apresentaram um custo extratosférico caso eu desejasse adquirir um. Algo na casa de 25 mil euros (sem impostos).

Se eu tivesse um equipamento desses em mãos e, supondo que ele apresenta-se de fato os resultados declarados, penso que ele poderia ser usado para mostrar as pessoas aonde elas poderiam chegar se praticassem, elas mesmas, as técnicas tradicionais. Fora isso, usar um aparelho qualquer e ficar dependente dele para obter esses resultados, além de caro, seria contraproducente. No dia em que o aparelho faltasse, adeus projeções, estados diferenciados e tudo o mais.

Outro complicador é que certas pessoas, epiléticas, podem ter uma ataque quando submetidas a mudanças súbitas da intensidade luminosa ou ao piscar de luzes a que é exatamente o que o equipamento faz. Pior ainda, a pessoa pode até ter o seu primeiro ataque epilético da vida na sua “clinica de estados diferenciados de consciência”.

Concluindo, temos que ter cuidado ao usar qualquer dispositivo que possa afetar as redes neuronais, seja pelo uso de luzes, sons ou ambos. A despeito dos resultados positivos que possam trazer, pense nisso: que outros resultados indesejáveis, temporários ou permanentes, podem surgir com seu uso?

PS: O aparelho será exibido no final desse mês (maio) e início do mês que vem (junho) em eventos que serão realizados em  Londres e na Holanda.

O aparelho em ação

Para saber mais – Livros:

Livro Estado VibracionalLivro Experiências Fora do Corpo - Fundamentos

 

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Tecnologia Projetiva

  1. Amigo eu tenho um remdremer….é uma mascara que custa em torno de 140 euros e faz o mesmo que essa geringonça ai, ela manda sinais sonoros e visuais para vc quando está em estado rem, só que é dificilimo uma adaptação a ela, o melhor caminho para se ter um sonho lucido é baixar um livro chamado sonho lucido em 30 dias…fazer exatamente como ele manda….que vai dar tudo certo, o sonho lucído foi minha porta de saída para as viagens astrais. grande abraço.

    • Olá Mateus

      De fato, o Lucia não é uma novidade. O que talvez seja diferente são o esquema de luzes que seus criadores fizeram. Acho mesmo que provavelmente os resultados obtidos com esse aparelho não serão iguais para todos. O melhor, como você sugere, é usar uma técnica na qual você dependa apenas de si mesmo.

      Abraço

      Cesar Machado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s