Projeção Astral Melhora a Saúde Mental !

Estou percebendo que nos últimos tempos uma porta para a pesquisa científica das EFCs está se abrindo por meio da abordagem dos sonhos lúcidos. O tema em si não é novo. A novidade está no uso da moderna aparelhagem existente capaz de monitorar com mais precisão o que ocorre com a pessoa enquanto dorme (novos e mais precisos equipamentos de EEG, Tomografia, etc). Além disso, alguns pesquisadores parecem estar mais abertos para pesquisar o fenômeno e divulgar os resultados obtidos, talvez porque agora o risco de serem massacrados pelo Status Quo estabelecido esteja menor.

Em tempo: sonhos lúcidos e projeções semiconscientes são a mesma coisa.

A revista NewScientist em sua última edição de 2011 (26 de dezembro) traz mais uma matéria – Reality gets a kick to dream control –  sobre esse assunto (periodicamente ela aborda a questão dos sonhos lúcidos). A matéria em questão trás algumas sugestões de novas utilidades para os sonhos lúcidos. Segundo Ursula Voss, pesquisadora de sonhos da Universidade de Bonn (Alemanha), benefícios potenciais dos sonhos lúcidos estão tornando-se aparentes:

-Melhorar a capacidade de tomada de decisão;

-Ajudar na recuperação da mobilidade física na sequência de um AVC – Acidente Vascular Cerebral;

-Melhorar a saúde mental em geral.

Espantoso não? Não faz muito tempo, pessoas que tinham sonhos lúcidos eram taxadas de malucas ou mentalmente desequilibradas e, agora, são vistas como sendo mentalmente mais sadias!

Mas como foi que chegaram a essa conclusão?  Em 2008 ocorreram sérios conflitos entre a população de Gaza e as forças armadas israelenses. Antes desses eventos, pesquisadores da Universidade Ben-Gurion do Negev (Israel) haviam realizado uma pesquisa a fim de identificar na população de Gaza mulheres que afirmavam terem experiências com sonhos lúcidos. Após o conflito, os pesquisadores submeteram questionários de avaliação psicológica buscando identificar como essas mulheres foram afetadas por esses eventos.

Constataram então as mulheres submetidas a maiores índices de violência apresentavam altos níveis de angústia, mas, esses níveis eram menos graves naquelas que admitiam ser capazes de ter sonhos lúcidos. Ursula Voss acredita que a causa disso é a capacidade dos sonhadores lúcidos em evitar pesadelos ou acordar a si mesmos quando um deles está começando. Eu pondero o seguinte: pode ser que esta seja a única explicação, ou, talvez, a capacidade de produzir sonhos lúcidos seja um aspecto visível de certos atributos conscienciais que essas pessoas possuem e que lhes conferem essa resitência maior as angustias e sofrimentos humanos.

Acredito que, ao longo dos próximos anos, teremos muitas novidades sobre sonhos lúcidos (ou projeções astrais) na medida que mais recursos forem sendo empregados em pesquisas científicas sobre o fenômeno. Várias coisas que já sabemos a partir da bibliografia das EFCs serão confirmadas e outras provavelmente terão que ser revistas.

Para saber mais – Livros:

Livro Estado VibracionalLivro Experiências Fora do Corpo - Fundamentos

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s