Mais sobre Sonhos Lúcidos

Hemiprojeção

Na madrugada de 4 de dezembro do ano passado tive a experiência que relato a seguir.

Estava dirigindo um automóvel por uma estrada. Em dado momento, tudo ficou completamente escuro do lado de fora do automóvel, como se fosse noite e tivesse ocorrido um blackout. Tentei acender as luzes do automóvel para enxergar a estrada, mas sem sucesso. Fiquei tenso com aquela situação. Passei então a tentar parar o automóvel antes que acontecesse um acidente, pois eu não enxergava nada do lado de fora. Os freios, porém, não respondiam aos meus comandos. Finalmente, após alguns momentos, consegui parar o veículo, saltando imediatamente para fora. Nesse instante, tudo voltou ao normal, reestabelecendo-se a luz do dia. Percebi que havia várias pessoas nas proximidades, sendo que uma delas aproximou-se de mim e começou a agredir-me verbalmente afirmando que assistira como eu havia dirigido aquele automóvel de forma irresponsável. Conforme ouvia aquelas acusações, fui entrando num estado de perturbação, até que, em certo momento, intui:

“- Isso aqui está tudo muito estranho…não está certo…devo estar sonhando!”

Ato contínuo, abri os braços e dei um rápido e forte giro no ar com todo o corpo. No instante seguinte estava despertando em minha cama onde meu corpo repousava. Surpreso, sorri comigo mesmo, satisfeito com o comportamento durante esse sonho lúcido, interrompendo-o quando o mesmo passou a incomodar-me.

Nessa experiência eu estava semiconsciente e, praticamente, agi por instinto. Se estive lúcido, consciente, poderia ter agido de outra maneira. Poderia, por exemplo, simplesmente afastar-me daquela consciência e aproveitar a lucidez para fazer algo útil.

Após ter feito o post anterior sobre utilidades do sonhos lúcidos, estive discutindo com uma pessoa sobre se seria correto afirmar que sonho lúcido e projeção semiconsciente são a mesma coisa.

Num sentido latu (amplo) ou, em outras palavras, de um modo geral, podemos usar o termo sonho lúcido como sinônimo de EFC – Experiência Fora do Corpo – pois muitas vezes é o que ocorre. Porém, não podemos, ou pelo menos eu não posso afirmar que toda experiência de sonho lúcido ocorra quando a consciência está projetada, fora do corpo físico. É concebível que o sonho lúcido ocorra com a consciência estando dormindo e com todos os seus veículos coincidentes, sem que ocorra projeção. Essa é uma questão que vou pesquisar para responder com precisão.

Para saber mais – Livros:

Livro Estado VibracionalLivro Experiências Fora do Corpo - Fundamentos

 

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Mais sobre Sonhos Lúcidos

  1. Nessa experiência penso que você estava em descoincidência, dormindo ao lado do corpo ou projetado propriamente dito, mas sonhando, ou mesmo interagindo como um ambiente constituído de ideoplastias para-objetivas, mas com uns 80% de onirismo (animismo).

    Já tive projeções semiconscientes, com lucidez altamente baixa, (minha especialidade) mas extrapsíquicos, e eram completamente distintos de sonhos lúcidos, mesmo vívidos e coloridos, mas que eram intrapsíquicos,intra-cranianos, subjetivos.

    Apesar de que percepções projetivas (percepção in loco) corretas, ESP (no sono-sonho) e processos mediúnicos (ambientes endopsíquicos ou visão, emitidos por telepatia de consciências parafísicas) possam se dar nesses casos, não penso que essas experiências possam ser classificadas como projeção no sentido estrito da palavra, ou seja, são sonhos e semi-sonhos fora do corpo, com ciência de estar fora mas sem percepção da realidade externa como alguns sonâmbulos.

    Como esse assunto é muito interessante espero que o desenvolva mais.

    Parabéns pelo blog , abraços…

    • Olá William

      Obrigado pelos seus comentários, muito apropriados. De fato, sabemos que todos esses fenômenos tem suas peculiaridades. Minha expectativa, baseado no que tenho lido em revistas de divulgação científica, é que novas luzes sobre esses assuntos surjam daqui para frente a partir de experimentos laboratoriais mais acurados do que aqueles que, até então foram realizados.

      Abraço

      Cesar Machado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s