Até bem pouco tempo, sonhos lúcidos era um assunto rigorosamente ignorado pela maior parte das publicações de divulgação científica. Quando muito o assunto era tratado apenas como uma mera curiosidade. Ao longo dos últimos anos, contudo, percebemos que a imprensa especializada vem tratando os sonhos lúcidos de forma mais séria e aberta. É o caso da edição de novembro/dezembro da revista Scientific American Mind que traz duas matérias abordando sonhos e sonhos lúcidos respectivamente (veja a chamada na capa da revista acima).
Na matéria sobre sonhos lúcidos são apresentadas como vantagens ou utilidades dos sonhos lúcidos:
-O alivio da ansiedade
-O estímulo a criatividade
-Podem ser úteis para tratamento de pesadêlos crônicos
Apesar do meio científico não aceitar o sonho lúcido como uma experiência extracorporal (experimentos que podem demonstrar isso são ignorados), já é um enorme avanço que pesquisadores sérios dediquem sua atenção ao assunto, realizando experimentos em laboratórios dotados de sofisticada instrumentação para aferir com precisão a produção de ondas cerebrais e de tomografia computadorizada para mapear as regiões do cérebro ativadas durante o sonho lúcido (veja o post de 24 de setembro). É possível que surjam, a partir dessas pesquisas, formas de induzir a ocorrência dos sonhos lúcidos com muito mais eficiência do que as técnicas que atuamente conhecemos.
A matéria da Sciam também brinda seus leitores com quatro técnicas simples que aumentam a probabilidade de produzir-se um sonho lúcido.
Para saber mais – Livros: