Um Decodificador Neural

Berkeley's 4T fMRI scanner.

Scanner fMRI da Univerdidade da California – Berkeley. No detalhe uma imagem captada pelo equipamento mostrando as áreas do cérebro ativadas.

Saber o que uma pessoa está pensando é coisa de filme de ficção científica… até agora. Foi anunciado na semana passada que, por meio da combinação de imagens de ressonância magnética funcional (fMRI) do cérebro com a detecção de padrões por meio de software, uma equipe de cientistas da Universidade da Califórnia liderada pelos pesquisadores Shinji Nishimoto e Jack Gallant, criaram um “decodificador neural”, um sistema que possibilita reconstruir um filme (ainda de forma tosca) assistido por uma pessoa.

Para realizar essa façanha, os pesquisadores empregaram um modelo computacional que cruzou as imagens exibidas com o mapeamento da atividade cerebral de voluntários enquanto eles assistiam a clipes curtos de diversos filmes. Assista aos vídeos e leia os comentários que explicam com mais detalhes como foi feito:

Vídeo 1    Vídeo 2    Mais informações

No últimos anos, os padrões na atividade cerebral têm sido utilizados para predizer com sucesso que as pessoas estão olhando para as imagens, a sua localização em um ambiente virtual ou uma decisão que elas estão prestes a tomar. Os resultados obtidos Nishimoto e Gallant mostram que os pesquisadores podem agora recriar imagens em movimento vistas pelas pessoas e até mesmo fazer suposições sobre qual evento está sendo lembrado por elas.

Essa realização é apenas mais um passo em direção a sistemas que, no futuro, poderão mostrar com precisão o que uma pessoa vê, sente ou pensa. Essa tecnologia terá diversas aplicações.

Mas, afinal, o que isso tem a haver com viagens astrais? Imagine que, no futuro (ainda distante), será possível analisar os padrões cerebrais de uma pessoa enquanto ela dorme e saber o que ela está “vendo” durante um sonho ou durante uma experiência fora do corpo.

Para saber mais – Livros:

Livro Estado VibracionalLivro Experiências Fora do Corpo - Fundamentos

 

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Um Decodificador Neural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s