Viagem Astral e EQM

Detalhe de “Ascent of the Blessed” de Hieronymus Bosch (1450–1516)

Viagem Astral e EQM. A Experiência de Quase Morte – EQM – Foi o tema do Globo Reporter de 16 de outubro. A EQM ou NDE – Near Dead Experience  – é um fenômeno conhecido a séculos e que, até a década de 1970, era encarado como meras alucinações.

Uma EQM ocorre quando uma pessoa passa durante alguns momentos pela morte clínica, caracterizada pelas paradas dos batimentos cardíacos e da respiração. Essa condição pode ser provocada por quedas, traumatismos, choques, afogamento, hemorragia, disfunção cardíaca, etc. Durante os breves momentos em que a pessoa é dada como morta, muitas vezes, mas não sempre, elas se veem caminhando por um túnel e chegando a um local onde percebem a presença de outras pessoas. Muitas vezes também vêem suas vidas desfilarem ante seus olhos e frequentemente são assistidas durante essa experiência por uma entidade. A maioria das pessoas descreve a experiência como boa e, uma minoria, como perturbadora e ruim.

Na década de 1970 Raymond Moody, um respeitado médico americano interessou-se pelo fenômeno, estudando-o anos a fio, até publicar o livro Life After Life (Vida após a Vida) onde descrevia seus melhores casos. Com a publicação de seu livro o tema passou a ser encarado com mais atenção pela ciência e, consequentemente, muitos pesquisadores, individualmente ou em grupos (instituições) também passaram a pesquisar o assunto.

Durante a EQM, a pessoa passa por uma viagem astral, pois os laços energéticos que ligam seu psicossoma (o corpo espiritual) ao corpo físico ficam bastante enfraquecidos, a ponto do corpo da pessoa morrer de fato. Por isso, muitas vezes, a pessoa é advertida por alguém que deve voltar ao corpo antes que seja tarde demais.

São conhecidos casos de pessoas que tiveram a oportunidade de escolher se desejavam que seus corpos morressem ou se desejavam voltar. Um outro dado importante é que, não raro, as pessoas que passaram por EQM mudam radicalmente a forma como encaram a vida.

No Globo Repórter foram apresentados vários depoimentos de pessoas que passaram pela EQM. Os links para os relatos (inclusive vídeos) estão relacionados a seguir.

O ponto mais interessante do programa, ao meu ver, é a pesquisa internacional, a mais ampla do gênero realizada, e que está sendo conduzida em 7 países a fim de tentar demonstrar se a EQM é de fato uma experiência extracorporal da consciência. Cerca de 30 centros de pesquisa vão tentar verificar isso dispondo nas salas de emergência anteparos que contem imagens que somente podem ser vistas se o observador estiver na altura do teto dessas salas. A ideia e que uma pessoa que passe por uma EQM em um desses locais poderá, eventualmente, observar essas imagens e depois descrevê-las para os pesquisadores. No Brasil essa pesquisa é coordenada pelo cirurgião cardiovascular Leonardo Miana.

Links para as entrevistas apresentadas no Globo Reporter

Brasileiros que quase morreram contam ter visto luzes e até Jesus

Médicos dão teorias para explicar Experiências de Quase Morte

Moradores dizem que previram tragédia que matou 29 em SC este ano

Professor que voltou de parada cardíaca muda estilo de vida

Menina ressuscitada em hospital reconhece médico que a salvou

Ator de filme do Walter Salles diz que ouviu ‘chamado para voltar’ em coma

Para saber mais – Livros:

Livro Estado VibracionalLivro Experiências Fora do Corpo - Fundamentos

 

 

 

 

 

Anúncios

4 comentários sobre “Viagem Astral e EQM

  1. dia 23.maio.2012 tive problema pressão acima de 19.0 e, sem mais nem menos caiu para 9.0, fui lentamente caindo, apenas ouvi alguém gritar por médico e o mesmo gritava pelo corredor que as pessoas deveriam salvar pq estava passando muito mal, não lembro se deram ou não medicamentos, apenas que uma enfermeira estava ao meu lado e o médico conversando com alguém a meu respeito, não deu para ouvir o que falava.
    A única coisa que lembro foi: começou passar minha vida dos últimos 12 anos até hoje.
    Qdo contei para minha psicóloga disse que havia passado por Experiência Quase Morte (E.Q.M.). Além de ter ficado apavorada com o que havia acontecido, jamais imaginei que fora tão grave.
    Agora entendo pq deu um medicamento com componentes para pressão e coração juntos.

    • Olá Maria

      As experiências de EQM variam muito mas tem aspectos em comum tal como a “visão retrospectiva” quando a pessoa vê toda sua vida ou parte dela desfilar ante seus olhos.

      Você teve projeções conscientes antes ou depois dessa EQM?

      Cesar Machado

  2. Olá. Tbm passei por duas vezes pela experiencia de EQM, em fev/2011 qdo estive hospitalizada devido a um gravissimo problema nos pulmões. Os dois casos aconteceram em pouco espaço de tempo; mais ou menos uma semana. Na primeira “viagem” eu me ví entre as nuvens, porem do lado de fora (na escada) de um disco voador. A porta do aparelho era exatamente igual à do hospital em que eu estava internada. Sentado na escada de tres degraus, estava um homem de branco, cabelos longos. De onde eu estava dava pra ver que muitas pessoas caminhavam dentro do aparelho, mas que ninguem falava nada. Todos estavam vestidos com uma túnica branca, com mangas compridas. Eram jovens, adultos e tambem idosos. Não encontrei ninguem que conhecia. O sol estava na linha do horizonte, que por acaso ficava na mesma altura de onde eu estava, nem acima nem abaixo de mim. As nuvens encobriam parte da suposta “nave”, mas eu conseguia vê-la por inteiro. O homem da porta não mandou que eu entrasse, mas também não me impediu de fazê-lo. Ele continuou lá sentado enquanto eu ” acordava”… No segundo episódio eu havia sido transferida para outro hospital que é um dos especializados em tratamento de pulmão. Durante esta transferencia, eu fiquei muito tempo sem medicação, respirando com um protetor colocado em minha boca, pois havia suspeita de tuberculose, que é doença contagiosa. Desta vez ví o mesmo homem de branco, porém ví tambem suas sandálias de couro. Novamente estava sentado numa escadaria que existe no meu local de trabalho. Eu cheguei perto dele, com uma pequena maleta preta na mão; esta se abriu e de dentro dela cairam várias “fichas” de cor cinza e do tamanho e formato de moedas. Desta vez eu falei com esta pessoa. Eu disse a ele: “olha, eu já cansei de lutar; podem furar este meu corpo, podem cortar, podem até tirar pedaços que eu não me importo mais. Eu não quero mais continuar a sofrer”. Então o homem de branco abaixou-se, pegou uma ficha somente, jogou-a dentro da maletinha, fechou-a e mandou-me seguir adiante. Detalhe: ele fez isso mentalmente. E novamente eu acordei. Havia tido uma parada respiratória. eu acho. Minha boca, garganta, nariz estavam tão secos que eu nem podia falar. Depois de tudo fui internada novamente, desta vez neste outro hospital, de onde voltei a viver depois de uma longa e sofrida recuperação. após o tratamento indicado. Outro detalhe: o médico indicado para o tratamento precisou FURAR minhas costas até alcançar os pulmões para retirar líquido para exames, pois não havia nenhum escarro. Eu só não ví a “fita” sobre a vida, que aparece nesses casos; se apareceu, então eu não lembro. Mas tudo isso aconteceu, realmente!

    • Olá Dalva

      Obrigado por compartilhar esse relato conosco!

      De fato, não existem duas EQMs exatamente iguais. Sempre existem diferenças, assim como existem semelhanças. O flash retrospectivo, o túnel de luz e a decisão explícita por ficar ou voltar ocorrem em muitos casos de EQM mas não em todos.

      Um abraço

      Cesar Machado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s