Memória: A memória é a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações internamente, existentes no cérebro.
Degeneração: A capacidade de rememoração tende a degenerar-se com a idade, principalmente se a pessoa não exercitá-la regularmente. Isso ocorre devido à morte natural dos neurônios e ao desfazimento das conexões que formavam. O exercício de usar a memória transfere as informações armazenadas nos neurônios que morrem para outros, ainda vivos. Autópsias revelaram que certos portadores de Alzheimer eram assintomáticos.
Complexidade: A memória é tão complexa que sequer existe um consenso sobre quais seriam os diferentes tipos de memórias e como classifica-las corretamente. Incontáveis fatores, tais como a forma como se ordenam as redes neuronais e quais substâncias estão presentes ou não, em maior ou menor quantidade no cérebro determinam como a memória vai funcionar.
Automatismo: Processos automáticos no cérebro determinam quais memórias serão ou não preservadas e quais. Substâncias como a ß-endorfina modulam o processo de esquecimento ao passo que a serotonina modula o processo da consolidação da memória de longo prazo. Hoje, sabe-se que o esquecimento é fundamental para o equilíbrio da consciência no corpo físico.
Fato: As Experiências Fora do Corpo – EFCs – são facilmente esquecidas e, muitas vezes, sequer rememoradas. É comum o projetor, durante uma EFC, lembra-se de outras experiências projetivas que teve e que não estavam registradas na memória física.
Holomemória: A holomemória é a memória integral de todas as nossas vidas. Ela fica registrada no paracerebro do psicossoma e, em última instância, na própria consciência.
Retrovidas: As lembranças de vidas passadas não estão registradas no cérebro físico, pois esse surgiu com o soma atual. Essas lembranças quando surgem, emergem do paracérebro.
Paracérebro: O paracérebro é o receptáculo da consciência no psicossoma. Mais complexo que o cérebro físico, ainda aguarda pelas pesquisas iniciais que vão descortinar um horizonte muito maior para exploração das potencialidades humanas. No paracérebro ficam registradas as memórias de retrovidas e das EFCs da existência intrafísica atual.
Transposição: A rememoração da EFC necessita que a lembrança dos eventos seja transposta dos paraneurônios para os neurônios. Isso pode acontecer parcialmente e, mais raramente, de forma integral. O mais comum é que não ocorra transposição alguma, motivo pelo qual, a maioria das EFCs não é rememorada.
Fatores: Conforme Waldo Vieira em seu livro Projeções da Consciência, os fatores mais poderosos para impedir a rememoração dos eventos extrafísicos ocorridos durante uma projeção consciente são:
- As observações dispares do projetor na dimensão extrafísica
- Os percursos diversos cobertos pela projeção consciente
- A manutenção do equilíbrio do psicossoma livre e em trânsito
- A recuperação da debilidade do corpo biológico ocorrida durante a projeção consciência
- O impacto da volta do cérebro encerrado no crânio sobre o banco de memória.
Vieira conclui alertando que além desses fatores deve haver uma boa circulação cortical.
Tipos: A rememoração dos eventos extrafísicos ocorridos durante uma projeção consciente pode ocorrer:
- De súbito
- Em bloco
- Em fragmentos
Técnicas: A melhor técnica para possibilitar a transposição das lembranças dos eventos vivenciados durante uma EFC para o cérebro físico é ficar totalmente imóvel ao despertar. Nessa condição, procura-se então repassar na mente quais foram os eventos vivenciados. Ao mover o corpo, ocorre a total recoincidência do paracérebro e as lembranças desvanecem.
Outra técnica que pode ser empregada para auxiliar a rememoração é mobilizar as energias conscienciais na região da cabeça, por exemplo, circulando-as do fronto-chacra para o coronochacra e/ou vice-versa.
Registro Posterior: O registro da EFC por escrito é fundamental para, mais tarde, poder ter acesso aos detalhes da experiência de modo a analisar e realizar os eventos sucedidos buscando suas causas e implicações. Mesmo rememorando a EFC, a tendência, com o tempo, é que muitas coisas vivenciadas nessa condição sejam esquecidas.
Para Saber Mais
Experiências Fora do Corpo – Fundamentos
Experiências Fora do Corpo: O Guia do Iniciante