Definição: EFC ou Experiência Fora do Corpo é o ato de sair de seu corpo físico e se movendo em um corpo astral ou energia.
Sinonímia: No Brasil os principais termos empregados para definir o fenômeno da EFC são projeção da consciência, projeção astral, viagem astral, viagem espiritual, desdobramento e arrebatamento.
Natureza: O que se projeta, o que sai do corpo físico é aquilo o que denominamos consciência. Outras denominações para consciência são espirito, alma, self. Quando a consciência sai do corpo físico, ela usa outro corpo, constituído de matéria extrafísica. Esse outro corpo pode ser denominado psicossoma, corpo astral, corpo das emoções ou períspirito. Na realidade, a consciência possui vários corpos extrafísicos. O conjunto de todos esses corpos, mais o corpo físico, chama-se holossoma.
Causas: Muitos fatores podem provocar a EFC: o relaxamento do corpo físico, a meditação, o transe hipnótico, o transe mediúnico, o estado vibracional, a intensa privação de água ou comida, a Experiência da Quase Morte – EQM, anestesia, a atuação de amparadores extrafísicos, etc. Seja como for, a causa primária ou raiz da EFC é a diferença significativa de vibração do psicossoma (corpo extrafísico) para o soma (corpo físico).
Tipos: A EFC pode ser espontânea ou provocada, autoinduzida ou heteroinduzida, diurna ou noturna, rápida ou demorada, rememorada ou não rememorada, mais ou menos lúcida. Enfim, as variações são muitas, praticamente ad-infinitum.
Estado Diferenciado: Nosso estado normal de manifestação é a vigília física, quando estamos despertos, acordados, lúcidos. Qualquer condição diferente dessa é chamada de estado diferenciado de consciência. O sono, o sonho, a EFC são estados diferenciados de consciência.
Lucidez: A EFC pode ser consciência, semiconsciente ou inconsciente. Em outras palavras, podemos ter uma EFC se retornarmos ao corpo físico sem sabermos disso. É o que acontece com a maioria das pessoas todas vez que vão dormir.
Quem tem EFCs: Todas as pessoas tem projeções inconscientes. Aparentemente, trata-se de um fenômeno parafisiológio. A pessoa vai dormir, o corpo relaxa, os laços que unem o soma ao psicossoma se distendem e ela sai do corpo, retornando ao despertar. Contudo, apenas 14% da população de um modo geral tem EFCs lúcidas, considerando inclusive aquelas pessoas que tiveram uma única experiência desse tipo ao longo da vida.
Rememoração: A EFC pode ser lúcida, mas, ainda assim, pode não ser rememorada. A maioria das EFCs parece ser assim. Então se uma pessoa afirma que teve, por exemplo, 10 EFCs lúcidas por se lembrar delas, provavelmente ela teve centenas de outras EFCs das quais não guardou rememoração.
Técnicas: Existem centenas de técnicas projetivas que podem ser empregadas para autoindução de uma EFC. Nenhuma dessas técnicas pode ser considerada universal pois cada pessoa adapta-se mais a uma ou outra.
Proveito: As EFCs mudam a forma como encaramos a vida, ampliam nosso entendimento sobre uma série de questões, eliminam o medo da morte, abrem as portas para expansões conscienciais e para a reformulação da vida humana para melhor.
Registro: O registro por escrito das EFCs lúcidas é fundamental para quem deseja aprofundar o entendimento desse fenômeno e, em ultima instância, de si mesmo. Com o tempo, à maioria dos detalhes das EFCs tendem a ser esquecidos. Somente o registro escrito garante a completa recuperação dos eventos extrafísicos que foram fracamente registrados no cérebro.
Para Saber Mais
Experiências Fora do Corpo – Fundamentos
Experiências Fora do Corpo: O Guia do Iniciante
Gostei do blog! Lembrei-me de Aline, da Cidade das Pirâmides, que diz: “O autoconhecimento desperta a nossa consciência”. “A consciência desperta nos leva a sabedoria de sermos senhores apenas de nosso universo”. Vejam o programa http://www.deolhonomundo.com
Vocês gostarão. Abraços
gostei muito do que e li tirou me muitas duvidas