Minha Experiência na Projeciologia

Edifício Porto Alegre, Asa Sul: Sede do IIPC Brasília.

Edifício Porto Alegre, Asa Sul: Sede do IIPC Brasília.

Conforme citei num post anterior, o IIPC está comemorando seu Jubileu de Prata. Nesse mês de janeiro, são 25 anos. Resolvi então contar-lhes algo sobre minha atuação nessa instituição.

Vivi no Rio de Janeiro até 1988 quando mudei para Brasília. Naquela ocasião, seguia o espiritismo. Conhecia os fenômenos projetivos das leituras que fizera sobre o assunto, mas minhas vivências eram poucas, limitadas a projeções semiconscientes.

Duas semanas após mudar-me para Brasília, tiveram início minhas EFCs lúcidas. Estimulado por essas experiências, resolvi estudar mais sobre o assunto. Comprei os livros de Sylvan Mouldon, A Projeção do Corpo Astral e o Projeções da Consciência de Waldo Vieira.

Sabia desde quando morava no Rio da existência do trabalho de Vieira, mas, por injunções da vida, nunca pude ver esse trabalho de perto. A oportunidade só surgiu depois de minha mudança para Brasília. Coisas de programação existencial. Retornei ao Rio algumas vezes, assisti a uma palestra de Waldo e questionei o IIP – Instituto Internacional de Projeciologia – se eles pretendiam fazer algo em Brasília. Passaram-me o nome e telefone de um contato que estava justamente tentando organizar as atividades do IIPC na capital.

Tempos depois ocorreu o 1º Congresso Brasileiro de Projeciologia, justamente em Brasília. Logo depois, comecei a participar dos primeiros cursos do IIP.

Naquela época, 1991, o IIP oferecia um curso de Projeciologia dividido em 5 estágios, do básico ao avançado. O último módulo era ministrado pelo próprio Waldo. Os participantes pagavam uma quantia módica por cada módulo e podiam recicla-lo (fazê-lo novamente) gratuitamente, quantas vezes desejassem. Dessa forma as pessoas voltavam, consolidavam conhecimentos, tiravam suas dúvidas. Após participar do Estágio 2, tornei-me colaborador da instituição, cujo gerente em Brasília era o Marcus Evandro que tornou-se, desde então, um de meus grandes amigos.

Naqueles tempos, pré-Internet, as informações acerca de EFCs era poucas e de difícil obtenção. Haviam uns poucos livros publicados no Brasil, como os citados acima. Em raras ocasiões, jornais ou revistas exotéricas traziam alguma matéria sobre o assunto e isso era tudo. As pessoas interessavam-se muito, portanto, sobre o assunto, queriam saber mais sobre isso. Era, para muitos, uma grande novidade.

Assistir palestras e participar de cursos era uma das poucas maneiras de inteirar-se sobre o que existia, o que acontecia nesse campo. As pessoas viajavam, por exemplo, de Barreiras para Brasília, ou de Manaus para o Rio para participarem desses eventos.

A manutenção do escritório e mais tarde filial do IIP em Brasília era bem trabalhosa. No início, só havia eu e o Marcus. Outros colaboradores foram surgindo com o tempo. Toda a administração e decisões era centralizada na matriz do IIP localizada no Rio. Dependíamos do Rio para tudo.

Com o tempo, Marcus, por questões profissionais, teve que afastar-se do IIP. Nessa época eu já havia me tornado o primeiro professor da instituição em Brasília. Com o afastamento de Marcus, acumulei a função de gerente da filial. Era uma rotina bastante puxada, mas muito gratificante.

Ao ingressarmos no IIP, nessa linha de frente, ficamos sujeitos a muito assédio, tanto pessoal quanto grupal. Se por um lado, como colaboradores da instituição, formávamos um grupo de consciências que tentavam promover assistência, do outro, na dimensão extrafísica, grupos de consciências se associavam para nos assediar, muitos movidos por antigos desafetos (de outras vidas). Felizmente, havia também grupos de amparadores que nos ajudavam a “segurar a barra”.

Então a coisa é assim: quando você ingressa em uma instituição espiritualista que faz trabalho assistencial, aumenta o assédio, mas, o amparo aumenta também. Se você procura sintonizar com os amparadores, sai no lucro. É muito compensador pois aprende-se muitas e valiosas lições.

Em 1994, o IIP mudou de nome para IIPC. A Conscienciologia tornou-se o objetivo principal da Instituição. Em 1995 um campus de estudos e pesquisa foi criado em Foz do Iguaçu para onde, anos depois, Waldo Vieira e a sede do IIPC se transferiram. Nesse mesmo ano tivemos que mudar a sede do IIPC em Brasília. Descobri um local que parecia ideal, um prédio com auditório que poderia ser usado para realização de nossos cursos e palestras (Foto acima). O prédio, pertencia ao dono do Colégio Projeção. 10 anos depois, acebei tornando-se professor da Faculdade Projeção. Sincronicidades…. O IIPC Brasília situa-se nesse local até hoje.

Em fins de 1996, por motivos profissionais, foi minha vez de afastar-me do IIPC. Desde então, permaneço acompanhando, ora mais de perto, ora mais de longe suas atividades bem como das demais instituições conscienciológicas, assim como os livros e trabalhos publicados por seus colaboradores. De vez em quando faço alguns cursos também.

Ter passado todo esse tempo afastado fui ruim à medida que, certamente, perdi muitas oportunidades de aprendizado, de reconciliação e de assistência que poderia ter promovido e recebido. Por outro lado, nesse meio tempo, não fiquei parado. Desenvolvi algumas coisas boas também.

Hoje, uso o que aprendi e o que ainda estou aprendendo para fazer o mesmo que nos primeiros tempos do IIP. Procuro assistir pessoas no que diz respeito ao parapsiquismo, tirando dúvidas, escrevendo livros, publicando posts nesse Blog e noutros sites, dentre outras atividades menos “internéticas”. É minha maneira de contribuir para que esse mundo seja um pouco melhor.

É um trabalho de formiguinha. Felizmente, existem muitas formiguinhas como eu e você leitor, por ai, mundo afora. Seja como colaborador de uma instituição, seja individualmente, o que importa é que nunca podemos para de aprender coisas novas, de pesquisarmos de tudo, principalmente a nós mesmos com objetivo de promovermos nossa evolução.

Para Saber Mais

Experiências Fora do Corpo – Fundamentos

www.metaconsciencia.com

www.estadovibracional.com

Livros:

Livro Estado VibracionalLivro Experiências Fora do Corpo - Fundamentos

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s