Escrever livros que promovam o esclarecimento é uma das tarefas que, durante o curso intermissivo, algumas pessoas se propõe a realizar. Esses livros fazem parte, portanto, de sua programação existencial.
Aqui na dimensão intrafísica, contudo, temos que superar um “sem número” de obstáculos para cumprir essa tarefa. Falta tempo, inspiração, habilidade, dentre outras coisas mais.
A população intrafísica é ávida consumidora de livros sobre futilidades. Livros que promovam o esclarecimento normalmente são pouco procurados e, portanto, bem mais dificilmente publicados. As editoras são empresas comerciais que precisam obter lucro para se manterem e, dessa maneira, são muito seletivas quanto o que publicam. Não podem se dar ao luxo de terem uma obra encalhada nas prateleiras.
Uma vez vencida a barreira de obter uma editora que se proponha a publicar seu livro sobre EFCs ou quaisquer outros assuntos correlatos, o autor tem que lidar com uma dura realidade. As editoras pagam muito pouco pelos direitos autorais (10% do valor de capa é o padrão). Se for uma editora espírita/espiritualista vinculada a alguma instituição, ela vai pedir que o autor ceda os direitos autorais em benefício dessa. Enfim, escrever livros no Brasil, salvo raríssimos casos (0,001%), não rende praticamente nada para o autor.
No Brasil se lê muito pouco. A maioria dos livros do gênero exotérico/espiritualista tem apenas uma única edição, normalmente de 1000 exemplares e pronto. Ponto final do livro. Depois disso somente podem ser encontrados em sebos. Isso vale também para livros de autores estrangeiros traduzidos para o português. Se você duvida, tente encontrar os clássicos mais famosos sobre o tema, os livros de Robert A. Monroe e Sylvan Mouldon em português. Não achará um exemplar novo em qualquer livraria do país.
Esgotada a edição, normalmente a editora não terá interesse em fazer uma nova, a menos que o livro seja um best-seller. Com isso o autor fica com sua obra perdida no tempo, pois a editora não publica mais o livro nem libera o autor para procurar outra editora por uns 20 anos, que seria o tempo de vigência do contrato que ele tem que assinar para publicar seu livro.
Foram por essas e por outras que decidi publicar esse primeiro livro de forma independente. O Clube de Autores é uma empresa que flexibiliza totalmente a publicação de livros e imprime sob demanda, ou seja, só imprime os exemplares efetivamente vendidos pelo seu site na Internet.
Dessa forma, tenho controle total sobre a obra. Posso publicar uma segunda edição se e quando desejar; posso publicá-la em outros idiomas; posso disponibilizá-la gratuitamente na Internet se assim decidir. Assim, posso garantir que ela cumprirá seu objetivo que é promover o esclarecimento do maior número possível de leitores.
Quanto aos direitos autorais de Experiências Fora do Corpo – Fundamentos, eles serão revertidos em livros que serão doados a bibliotecas de todo país e enviados a pesquisadores do tema, pois, felizmente, minha profissão como engenheiro de sistemas e professor garante integralmente minhas necessidades financeiras.