EFC através da Meditação

Experiências Fora do Corpo

A meditação encontra-se no meio de dois pólos: a concentração e a contemplação. É comumente associada a religiões orientais. Há dados históricos comprovando que ela é tão antiga quanto a humanidade, tendo desenvolvido-se em várias culturas diferentes e recebendo vários nomes, floresceu no Egito (o mais antigo relato), Índia, entre o povo Maia, etc. *

A palavra meditação vem do latim, meditare, que significa voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si. Em sânscrito, é chamada dhyana, obtida pelas técnicas de dharana (concentração), no chinês dhyana torna-se Ch’anna e sofre uma contração tornando-se Ch’an e Zen em japonês, em páli é Jhana.*

Não são raros os relatos de pessoas que passam por EFCs durante uma prática de meditação. De fato, Twemlow, Gabbard e Jones ** constataram que em 399 casos reportados de EFCs, cerca de  88 (27%) pessoas relataram que a experiência ocorreu durante a prática de meditação.

Noutro dia fui levar o original de meu livro, Experiências Fora do Corpo – Fundamentos, para ser registrado na Biblioteca Nacional. Muito amável, a atendente ficou interessada no título do livro e passou a questionar-me sobre o assunto.

Contou-me então que a muitos anos, durante uma prática de meditação, entrou num estado mais profundo o que levou-a a perceber que estava separando-se do corpo. Assim que isso se deu, ela foi inundada por uma sensação de contentamento e grande satisfação. Sabia exatamente o que estava se passando, que estava dissociada do corpo físico. Em dado momento, sentiu que o corpo estava chamando-a de volta. Essa sensação desequilibrou-a, ficou tensa, pois não queira voltar para o corpo! Contudo, essa tensão acabou por tracioná-la ainda com mais vigor até que voltou a recoincidência com o corpo físico. Desde então, nunca mais teve EFCs, até porque, tal como a maioria das pessoas, ela não tem por objetivo sair fora do corpo.

Sabemos que relatos relacionados ao nirvana, samadi, satori e êxtase são associados a experiências fora do corpo. Em outros palavras, esses estados ocorrem durante certas EFCs. Com base no relato acima, percebemos que não é preciso uma EFC de corpo mental para que a pessoa passe por um desses estados de expansão da consciência. Algumas projeções de psicossoma parecem poder levar a esses estados também.

Notas

* Fonte: Wikipedia

** “The Out-of-Body Experience: A Phenomenological Typology Based on Questionnaire Responses,” by S. W. Twemlow, G. O. Gabbard, and F. C.  Jones. The American Journal of Psychiatry, Vol. 139.4, pp. 450-55, 1982.

Livros:

Livro Estado VibracionalLivro Experiências Fora do Corpo - Fundamentos

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s