Sonho Lúcido ou EFC ?

Esse post foi motivado pelo último comentário que recebi, conforme segue:

 “… Recebi seu link no meu email enfatizando SL. Não entendi a “mistura”, SL com projeções (viagens astrais), principalmente a referencia sobre LaBerge, o qual “não acredita em saídas fora-do-corpo”. Estudei e fiz vários cursos no IIPC, porém hoje estou cada vez mais convicto dos SLs, do que Pcs…”

 As dúvidas do nosso amigo são pertinentes e devem ser as mesmas de muitas outras pessoas. Então vamos tentar esclarece-las.

 A EFC ou projeção pode ocorrer de forma inconsciente, semiconsciente ou consciente.

 O Sonho Lúcido – SL – Ocorre quando as mesmas áreas cerebrais normalmente ativas na vigília física são ativadas durante um sonho comum que surge quando a pessoa está dormindo. Essa ativação, inclusive, faz com que a pessoa rapidamente desperte, motivo pelo qual os SL são, via de regra, muito rápidos, durando apenas alguns segundos.

O sonho, aparentemente, pode ocorrer tanto com a consciência projetada quanto com ela estando coincidida com o corpo físico. No primeiro caso, o sonho lúcido ocorre durante uma EFC e no segundo caso não.

O sonho lúcido é uma porta para a EFC. Mesmo que a consciência não esteja projetada, ela estará dormindo e os laços que unem o corpo físico ao psicossoma estarão mais fracos, possibilitando-lhe sair fora do corpo facilmente. A maioria das EFCs são muito rápidas, tal qual os SLs.

Nesse caso, de uma EFC propriamente dita, as áreas ativadas do cérebro podem não ser as mesas da vigília física, que caracterizam o sonho lúcido e que o tornam muito rápido.

Mas, as EFCs conscientes podem também ter uma duração muito maior que o sonho lúcido assim como possibilitar a realização de uma série de ações que demonstram que ela é real. Por exemplo, o projetor pode perceber coisas que estão colocadas fora do campo de visão do seu corpo físico.

Outros levantamentos de imagens do interior do cérebro, efetivamente, apontam para outras áreas ativadas durante a produção de EFCs.

LaBerge acredita ou não em EFCs? Custa crer que alguém que tenha dedicado tanto tempo e energia em pesquisar sonhos lúcidos não tenha se deparado com situações que demonstraram que essas experiências, as vezes, são extracorporais.

É possível, especulo, que LaBerge faça como outros pesquisadores do ramo: intimamente acredita nas EFCs, mas, profissionalmente, declara até o contrário. Com isso ele consegue aceitação da comunidade científica e até financiamento para suas pesquisas. Dessa forma, ele consegue fazer com que o conhecimento científico/acadêmico sobre esse tema avance.

É mais ou menos como faz o Padre Quevedo que, com se sabe, divulga os fenômenos parapsíquicos  “desmascarando-os”.

Não existem cientistas pesquisadores de sonhos lúcidos que admitam serem eles EFCs. Não existe espaço ou financiamento para pessoas com esse tipo de ponto de vista.

Concluindo, como percebeu o autor do comentário acima, nem sempre um SL será uma EFC. Contudo, as EFCs existem e são reais. Eu já pude comprovar isso várias vezes, seja por meio de projeções conjuntas, seja captando informações não reveladas sobre outras pessoas ou ainda de outras maneiras.

Livros:

Livro Estado VibracionalLivro Experiências Fora do Corpo - Fundamentos

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s