Hipnagogia

Hipnagogia é estado diferenciado de consciência que surge na transição entre a vigília física e o sono caracterizado pela semiconsciência e pelo surgimento de imagens e sons na tela mental.

O termo vem do grego “hypnos” (sono) + “agogôs” (induzido) e foi originalmente cunhado em forma adjetiva como “hipnagógicas” por Alfred Maury em 1848 na obra “Des Hallucinations Hypnagogiques”.

As primeiras referências a hypnagogia podem ser encontradas nos escritos de Aristóteles.

Pesquisas indicam que a incidência da hipnagogia varia muito de pessoa para pessoa, sendo mais comum em crianças, chegando a 80% entre os 3 e 7 anos de idade, reduzindo com o avanço da idade, apresentando incidência de 40% dos 7 aos 14 anos e cerca de 10% em adultos. Esses percentuais são genêricos, cabendo, portanto, incidências diferentes conforme varia o público alvo pesquisado.

Durante a hipnagogia, a atividade cerebral é reduzida, ocorrendo a produção de ondas alfa, com frequência de 7,5 a 13 Hz. Essa faixa de frequência também ocorre quando se pratica a meditação.

Muitas EFCs ocorrem a partir do surgimento da hipnagogia. Exitem inclusive técnicas para controlar o processo hipnagógico de tal forma que ele conduza a pessoa a uma EFC lúcida.

Existe também a possibilidade de captar-se informações oriundas de outros locais, da dimensão intrafísica ou extrafísica, durante a hipnagogia. Esse processo envolve projeções rápidas e parciais que podem ser de psicossoma ou de mentalsoma. A história registra casos de pessoas, algumas bem famosas, que usaram a hipnagogia dessa forma para obter inspirações.

Alguns Casos de Uso da Hipnagogia

Sylvan Mouldoon, um dos projetores mais famosos, quando descansava em sua cama, mantinha o antebraço erguido e equilibrado até que, sobrevindo a hipnagogia, ele ia percebendo a lucidez e, depois, quando o sono chegava, seu braço pendia e ele voltava a condição de vigília.

Albert Einstein, um dos maiores expoentes da ciência, para entrar em estado hipnagógico, sentava-se em uma cadeira com os braços suspensos segurando uma pequena pedra lisa em cada mão. Quando ele caia no sono, uma ou mais pedras caiam, fazendo com que desperta-se. Como resultado do estado de hipnagogia, Einstein colhia várias inspirações para suas proposições sobre as leis da física.

Salvador Dali, famoso artista espanhol, empregava um método similar ao de Einstein para ter, durante a hipnagogia, as estranhas visões que inspiraram muitas de suas pinturas.

Thomas Edison, criador de inúmera invenções, colocava um dólar de prata na cabeça e sentava-se em uma cadeira com um balde de metal em seu colo. Se ele caísse no nosso durante a hipnagogia, a moeda poderia cair no balde e, o som provocado nesse, restaurava o seu estado de alerta.

Para saber mais – Livros:

Livro Estado VibracionalLivro Experiências Fora do Corpo - Fundamentos

 

 

 

 

 

60 comentários sobre “Hipnagogia

  1. Eu já pesquisei sobre a hipnagogia por várias vezes. É muito interessante a forma como muitas das mentes brilhantes sempre a buscaram, no intuito de se elevar a capacidade de se pensar, “abrindo a mente” no estado entre a vigília e o sono. Este fenômeno acontece em geral 2 vezes por dia: no momento em que acordamos, e no momento em que passamos a dormir. O leque da criação se abre, permitindo visualizar muita coisa que no estado de vigília não conseguimos atingir. Abraços a todos!

    • OLá Diego

      A bibiografia é escaça, na maior parte das vezes curta, superficial e repetitiva.
      Caso ainda não tenha pesquisado no livro Projeciologia Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano, é a fonte mais acessível e fácil de se pesquisar. Você encontrara facilmente o livro para download pesquisando mo google. Fora isso, recomento pesquisar nas revistas científicas dos EUA.

      Cesar Machado

    • Olá Marcelo.

      Pelo contrário, tem que estar bem acordado e lúcido. Uma das 80 utilidades do EV é facultar a projeção da consciência. Nesse caso, especificamente, a pessoa poderia praticar sua ativação deitado, pouco antes de adormecer.

      Na grande maioria das vezes, o EV será praticado ao longo da rotina diária da pessoa.

      Abraço

      Cesar Machado

    • Olá Marcelo.

      Pelo contrário, tem que estar bem acordado e lúcido. Uma das 80 utilidades do EV é facultar a projeção da consciência. Nesse caso, especificamente, a pessoa poderia praticar sua ativação deitado, pouco antes de adormecer.

      Na grande maioria das vezes, o EV será praticado ao longo da rotina diária da pessoa.

      Abraço

      Cesar Machado

  2. Sim é possível. Entre em estado de meditação. Relaxe bem o corpo. Corte todos as interferências externas. Não pense em nada. Imagens surgirão na sua mente naturalmente. Não se prenda a nenhuma. Deixe que elas apareçam e se vão. Coloque-se na posição de mero observador das mesmas.

    Boa sorte

    Cesar Machado

  3. Olá

    Sim atrapalha, principalmente se você ficar pensando que isso vai atrapalhar. Minha sugestão é que você faça uma consulta com um terapeuta de PNL ou Hipnose para que ele remova esse hábito que você tem. Funciona.

    Abraço

    Cesar Machado

  4. Como faço pra entrar no estado Hipnagógico sem sono? Tem que somente ficar imovel por alguns minutos?? Em quantos minutos a Hipnagogia pode me atingir???

    • Olá Marcelo

      Siga o seguinte procedimento:

      1 – Vá para um local tranquilo sem interferências de pessoas, celulares, ou quaisquer outros sons que o distraiam.
      2 – Deite-se. Inspire profundamente expirando em seguida também profundamente. Faça isso várias vezes até relaxar todo o seu corpo.
      3 – Mantenha a mente vazia de quaisquer pensamentos e sentimentos de ansiedade.
      4 – Feche os olhos.
      5 – Durante alguns segundos, exteriorize energia na forma de um feixe estreito que sai do chacra frontal (mais ou menos no meio da testa). A energia não precisa ser direcionada para local algum. Repita esse procedimento várias vezes com intervalo de alguns segundos entre cada exteriorização.
      6 – Na medida que em que exterioriza as energias observe o que acontece em sua “tela mental”. Quando as imagens hipnagógicas surgirem, você pode parar com as exteriorizações pouco depois e retomá-las de pois de algum tempo caso as imagens desapareçam.

      Boa sorte.

      Cesar Machado

  5. Como faço pra entrar no estado Hipnagógico sem sono? Tem que somente ficar imovel por alguns minutos?? Em quantos minutos a Hipnagogia pode me atingir???

  6. Quantos dias terei uma experiência fora do corpo com auto sugestão?? A auto sugestão tem q ser feita no estado Hipnagógico?? Ou antes de entrar nele????

    • Olá Matheus

      A técnica de autosugestão, como qualquer outra, funciona para algumas pessoas e não para outras. Por isso é recomendável que você a repita por 30 dias seguidos para concluir qual é o seu caso, se funciona ou não. Além disso, observe outras recomendações que ajudarão no sucesso dos seus experimentos: Não dormir nem muito tarde, nem quando já estiver muito cansado; desligar TV, músicas e computador, pelo menos, 30 minutos antes do experimento, evocar seus amparadores antes do experimento; deitar-se em decúbito dorsal, etc. Não espere a hipnagogia senão você pode adormecer sem fazer a autosugestão. Não force muito a mente com a autosugestão, repetindo-a sem parar por muito tempo, pois isso vai ativar o cérebro dificultando o relaxamento. Boa sorte!

      Cesar Machado

  7. Na Hipnagogia só entra se estiver com sono né? Porque você fala que dormir de barriga pra cima ajuda???oque acontece?? Como faço pra induzir a Hipnagogia sem sono? É possível?

  8. Em uma hipnagogia após entrar nela e ser acordado por um barulho externo é possivel levantar do corpo??? ou reentrar nela sem antes ter entrado no REM????

  9. Eu não entendo como o Salvador Dalí conseguia reter as imagens por poucos segundinhos e ainda desenhar pois durava muito pouquinho a ida dele na Hipnagogia né?

    • Olá Valdeny
      Existem muitas técnicas projetivas. Rick Stack em seu livro, Viagem Astral, descreve técnicas de autosugestionamento e visualização para promover as EFCs. Elas são boas no sentido de condicionar a pessoa, intimamente, a aceitar a experiência, perder o medo etc. Podem funcionar ou não, depende muito da pessoa. É preciso aplicar as técnicas por várias semanas seguidas para verificar como elas vão funcionar consigo. Nada impede de, além dessas técnicas, usar outras mais, como, por exemplo, fazer um bom trabalho energético antes de ir dormir.

      Abraço

      Cesar Machado

  10. Eu tive uma ideia se eu fazer uma Autosugestão ao acordar falando q da próxima vez q eu dormir vou dormir consciente….

    Se fazer essa Autosugestão imediatamente ao acordar dará certo??

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s