Relatos Projetivos por Santo Agostinho

Santo Agostinho

Primeira imagem de Santo Agostinho Sec VI D.c.

Relatos projetivos por Santo Agostinho. Noutro dia, (21 de maio) pouco antes de despertar, estava pensando comigo mesmo algo sobre EFCs quando me veio à mente que Santo Agostinho havia escrito algo acerca desse assunto…. Acordei com essa lembrança e, naturalmente, fiquei curioso. No mesmo dia fiz uma pesquisa na Internet e…..voilá, não é que, sem que eu intrafisicamente soubesse, existe mesmo uma passagem de Santo Agostinho(1) falando sobre isso!

Agostinho relata em um de seus livros(2) um caso que foi-lhe contado por um amigo seu de nome Gannadius, médico que residia em Cartago e que era querido por muitas pessas, um homem de espírito devoto e compaixão infatigável. Contou-lhe Gannadius que com o tempo, apesar das inúmeras obras de caridade que praticava, fora assaltado por dúvidas acerca da vida após a morte. Segundo Agostinho, como Deus não poderia abandonar um homem tão compassivo no temperamento e ações, certa noite, apareceu-lhe em sonho, enquanto ele dormia, um jovem de notável beleza e porte imponente, e disse-lhe: “-Segue-me”. Ele o seguiu e chegou a uma determinada cidade, em que ele começou a ouvir uma música que superou toda a doçura do conhecimento comum. Ouvindo a melodia atentamente, perguntou o que era aquela música e foi-lhe dito: “-São os hinos dos bem-aventurados e santos.”

Passados alguns dias, o mesmo jovem apareceu para ele novamente em um sonho. O que segue é um relato desse encontro que eu (Cesar) transcrevo como um diálogo.

Jovem: “-Você me reconhece? “

Gannadius: “-Sim, lembro de você perfeitamente bem.”

Jovem: “De onde você me conhece?”

Gannadius: “-Você guiou-me até uma cidade onde ouvi uma doce melodia. Perguntei que melodia era aquela e disseram-me que eram hinos dos bem-aventurados e santos…”

Jovem: “-E agora, você está dormindo ou acordado?”

Gannadius:-Estou dormindo.”

Jovem: “-Sua memória é boa, você está certo, você estava dormindo quando você ouviu isso, mas você deve saber que, agora mesmo você está dormindo… Onde está o seu corpo agora?”

Gannadius: “-Na cama em minha câmara”

Jovem: “-Você sabe que naquele corpo franzino seus olhos estão neste momento fechados e que com eles você não está vendo nada?”

Gannadius: “- Eu sei”

Jovem: “-Que olhos então são esses com os quais você me vê?

Gannadius: “….( silêncio)”

Jovem: “-Assim como os olhos de seu corpo que está a dormir na cama estão inativos e não fazem nada e, ainda ssim, você tem esses olhos com que tu me vê, quando você estiver morto e os olhos da vossa carne tiverem deixado de fazer qualquer coisa, você ainda terá olhos pelos quais você verá assim tmabém como terá um corpo para viver…”

Daí em diante Gannádius nunca mais teve dúvidas sobre a vida após a morte.

Notas:

(1) Santo Agostinho – Aurelius Augustinus Hipponensis (13/11/354 D.c. – 28/08/430 D.c.)

(2) Select letters / St. Augustine ; with an English translation by James Houston Baxter. Publisher: London : W. Heinemann ; New York : G. P. Putnam’s, 1930.

Para saber mais – Livros:

Livro Estado VibracionalLivro Experiências Fora do Corpo - Fundamentos

 

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Relatos Projetivos por Santo Agostinho

  1. Olá Cesar. Parabéns pelo seu novo blog. Tenho certeza que aqui as pessoas encontrarão informações importantes sobre EFCs e terão a oportunidade de interagir, contando as suas experiências e tirando as suas dúvidas. Muito interessante este relato de Santo Agostinho. Isso me faz pensar que realmente existem muitos relatos de EFCs que foram experimentados por personalidades importantes da história.

    Um abraço.

    Lavareda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s