Psicossoma

Experiência Fora do Corpo 5

Do grego ψυχή (psykhé), σομα (soma), psicossoma significa alma, espírito, intelecto. Originalmente, o termo exprime o conceito aristotélico de unidade hilemórfica , ou seja, o homem é constituído pela matéria, que é representada pelo corpo e pela forma, representada pela alma.

O psicossoma também recebe uma série de outras denominações, tais como: Kâma Rupa (em sânscrito: kama = desejo; rupa = corpo), corpo de desejos, corpo emocional, corpo astral, perispírito (definição do Espiritismo), invólucro espiritual, Ka (Egito antigo), segundo corpo (parapsicologia), MOB – Modelo Organizador Biológico, etc.

No livro Evolução em Dois Mundos, de autoria de André Luiz e psicografado por Chico Xavier o termo psicossoma é empregado para descrever o corpo espiritual da consciência. Segundo André Luiz, o corpo espiritual ou psicossoma é a sede de centros vitais que a ciência humana, por enquanto, não pode perquirir e reconhecer. Ainda segundo esse espírito, “Nele possuímos todo o equipamento de recursos automáticos que governam os bilhões de entidades microscópicas a serviço da Inteligência, nos círculos de ação em que nos demoramos, recursos esses adquiridos vagarosamente pelo ser, em milênios e milênios de esforço e recapitulação, nos múltiplos setores da evolução anímica”.

Portanto, o psicossoma é o corpo que empregamos para nos manifestar na dimensão extrafísica. Usam esse corpo as consciências extrafísicas e nós quando nos projetamos para fora do corpo, durante uma projeção, consciente ou não.

Esse não é o único “corpo espiritual” que possuímos. Existem outros mais além do psicossoma: o energossoma (mais conhecido como duplo etérico), o mentalsoma (corpo mental) e possivelmente outros mais. Esse conjunto de corpos é chamado holossoma.*

Mas do que é feito o psicossoma? Ainda segundo André Luiz, em Mecanismos da Mediunidade, Capítulo 4 – Matéria Mental: “Temos, ainda aqui (na dimensão extrafísica), as formações corpusculares, com bases nos sistemas atômicos em diferentes condições vibratórias, considerando os átomos, tanto no plano físico, quanto no plano mental, como associações de cargas positivas e negativas. Isso nos compele naturalmente a denominar tais princípios de núcleos, prótons, nêutrons, posítrons, elétrons ou fótons mentais, em vista da ausência de terminologia analógica para estruturação mais segura de nossos apontamentos.”

Em outras palavras, o psicossoma assim como toda matéria extrafísica é formado por estruturas corpusculares análogas aos átomos físicos.

Para-anatomia do Psicossoma: A para-anatomia é a descrição da forma e da estrutura das consciências extrafísicas. O psicossoma apresenta uma estrutura, luminosidade, coloração e densidade, dentre outras características morfológicas. Nos planos menos evoluídos ele apresenta forma fixa, rígida, condensado num tipo particular ao passo que nos planos mais evoluídos e sutis, ele é mais flexível, apresentando características contrárias a essas. O psicossoma da consciência projetada, em certas circunstâncias, pode se apresentar de duas maneiras: simples ou composto, estando nesse segundo caso em combinação com parte das energias do energossoma.**

Para-fisiologia do Psicossoma: A para-fisiologia é a descrição das funções orgânicas, processos ou atividades vitais das consciências extrafísicas. Dentre as inúmeras características da parafisiologia do psicossoma destacam-se as sensações humanas, as emoções, a atuação como ponte entre a consciência e o cérebro físico, a plasticidade ante o pensamento, a paragenética que influencia na formação de um novo corpo físico quando a consciência renasce na dimensão intrafísica, o cordão de prata e os chacras que tem nesse veículo sua matriz.**

EFCs: O psicossoma é o veículo extrafísico que o projetor mais vai usar e perceber durante suas experiências projetivas. Várias dessas características aqui enumeradas, assim como muitas outras mais poderão ser verificadas por ele.

Segunda Morte: Após passar pela segunda morte, ou seja, a dissolução das energias do energossoma que ocorre após a morte do corpo físico, o psicossoma é o veículo que a consciência vai usar para manifestar-se na dimensão extrafísica.

* Denominação criada pela Conscienciologia.

** Projeciologia – Panorâma das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano – Waldo Vieira.

Para Saber Mais:

Experiências Fora do Corpo – Fundamentos

www.metaconsciencia.com

www.estadovibracional.com

Livros:

Livro Estado VibracionalLivro Experiências Fora do Corpo - Fundamentos

 

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Psicossoma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s