Complementando a Bibliografia das EFCs

Bibliografia das EFCs

No ano passado fiz um levantamento acerca da bibliografia das EFCs, criando um gráfico que mostra a evolução do número de publicações ano. Um resumo desse levantamento foi publicado aqui nesse blog.

Baseado na bibliografia do livro Projeciologia, o levantamento chegou até o ano de 1983, data de publicação da última obra desse livro.

A fim de complementar esse levantamento, usei a relação de obras que constam do documento A Comprehensive Bibliography of OBE elaborada em 2003 pelo psicólogo americano Robert Bushman.

O levantamento de Bushman arrola mais de 2500 obras, a primeira de 1808 e, a mais recente, de 2003. Algumas obras, tal como essa de 1808 podem ser consideradas complementares ao tema EFCs, pois, não tratam do fenômeno diretamente. Algumas obras dessa relação não tem a data de publicação, seja por que não tinham mesmo ou por omissão do autor. Em todo caso, são poucas e não serão significativas para a atualização que realizamos.

No gráfico, mostramos uma comparação entre o levantamento atual e o levantamento anterior, baseado na bibliografia do Projeciologia.

A bibliografia do Projeciologia compreente o período de 1847 a 1983 e, a de Bushman, o período de 1834 a 2003.

Pode-se observar no gráfico que o pico de produção de obras impressas (de todos os tipos – livros, reportagens, artigos) foi na década de 1980.

O próximo passo, muito mais trabalhoso, será cruzar as obras que constaas duas bibliografias a fim de gerar uma síntese das duas e uma gráfico único e definitivo.

Para saber mais – Livros:

Livro Estado VibracionalLivro Experiências Fora do Corpo - Fundamentos

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s